Cliente, uma responsabilidade de toda empresa
Pesquisa aponta ideias ultrapassadas que estão sendo enterradas pelos executivos
28 Novembro 2012  |  07:06h
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César Souza
Afirmar que o cliente é apenas responsabilidade das áreas de vendas e marketing é um conceito superado para 45% dos entrevistados pela pesquisa do Grupo Empreenda, para saber quais são as ideias mais ultrapassadas da gestão empresarial e que estão sendo enterradas pelos executivos. Para 30% dos executivos, não se deve aceitar mais a ideia de que o maior concorrente de uma empresa é outra firma que ofereça produtos ou serviços semelhantes. E outros 30% acham que não há mais lugar para quem entende que a hierarquia garante autoridade.
 
Menos de 7% dos entrevistados citaram como ultrapassadas as afirmações de que "sucesso é ampliar a base de clientes e ser líder de mercado", que "estrategistas são visionários" e que "quanto maior a base de clientes melhor". "Isso pode significar que essas ideias já foram sepultadas ou que os executivos ainda acreditam nelas", diz o consultor César Souza, presidente do Grupo Empreenda.
 
Quando perguntados quais são os principais sintomas que atormentam suas empresas, 43,6% dos executivos responderam que são as estratégias, "brilhantemente arquitetadas, mas que não conseguem sair do papel e que nem sempre funcionam quando são implementadas". Para 39,6%, o problema são as pessoas desmotivadas ou infelizes por não conseguir desenvolver seu potencial ou pela falta de um significado para o trabalho. E 37% apontaram como fonte de preocupação a retenção de talentos. Na avaliação de 39,6% as causas desses sintomas são pessoas despreparadas. Para 33,5% a origem dos problemas está em um modelo de gestão ultrapassado. E 22,8% apontam a falta de lideranças e de integração entre as áreas como principais motivos para esses tormentos empresariais.
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