De olho no cliente
Fiat lança novo programa de relacionamento com o consumidor visando a fidelização 20/03/2014 12:44
» Patrícia Pessoa
O cliente mudou e, hoje, ele quer que a empresa ofereça experiências e não só produtos. Além disso, principalmente com o advento das redes sociais, o relacionamento estreitou, aumentando as cobranças. Pensando nesse universo, a Fiat criou um novo programa de relacionamento, Fiat Club, feito tanto para quem tem um carro da marca quanto para quem é "apenas" fã. "Fizemos uma análise sobre o nosso cliente. Com isso, decidimos voltar toda a nossa atenção para ele e não para o produto. Então, mudamos o clube", explica Patrícia Pessoa, gerente de marketing de relacionamento e mídias sociais da Fiat, à ClienteSA.

Mudou, pois, em 2008, a empresa criou o L´Único, uma ação de relacionamento voltada apenas para as pessoas que comprassem os modelos mais completos da marca. Nesse novo programa, todos - donos de um novo carro, um seminovo ou mesmo quem não tem um carro - podem usufruir dos benefícios. Os usuários do programa acumulam pontos à medida que se relacionam com a Fiat. Sempre que um consumidor comprar um novo modelo, utilizar serviços credenciados ou obter um cartão Fiat Itaucard irá pontuar no clube. As interações nas redes sociais da empresa também ajudarão na aquisição de pontos. "O L'Único não deixou de existir, é o nível máximo do programa. Porém, agora todos podem fazer parte do clube", diz Patrícia.

E por meio da pontuação, os usuários do Fiat Club serão ranqueados em cinco categorias. Quanto mais pontos, mais alta será a categoria do usuário e mais benefícios ele terá. Entre os principais benefícios estão serviços para o carro, participação em eventos, shows e espetáculos, além de descontos em cinemas e viagens.

O grande objetivo desse novo clube é trazer o cliente para perto e, com essa proximidade, atrair novos consumidores da marca. "O cliente é cada vez mais digital. A intenção é ficar mais próximo das pessoas. E a gente tem uma base muito forte de clientes. De outro lado, também cativar àquele que não é cliente, mostrando que temos uma relação próxima. Queremos responder ao anseio desse cliente mais digital, que quer ser mais reconhecido", garante Patrícia.

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