Homens são maioria no e-commerce
Dos brasileiros, 59% são compradores masculinos e 41% são mulheres
15 Julho 2015  |  16:32h
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Os homens se rendem ao e-commerce, afinal, são eles que têm a maior participação nas compras, representando 59% do total, contra 41% das mulheres. Além disso, a classe B é responsável por 39% das transações em lojas virtuais e, logo atrás, a classe C alcança 28%. Além dia, pela análise regional, o predomínio é da Região Sudeste, com 47% das compras na web. Seguida das regiões Sul e Nordeste, empatando com 15%. Esses dados foram levantados pelo TVxtender. A base de dados, com mais de 94 milhões de brasileiros, permite analisar perfis do público que compra pela internet, os chamados webshoppers. 

Entre os perfis que são divididos os webshoppers, dois ganham destaque: mouse potatos, aqueles que entendem o ambiente online, consomem notícias, redes sociais e pesquisam antes de comprar; e fast fowards, usuários que consomem conteúdo online, mas não gastam muito tempo dentro da rede. Os mouse potatos representam 22% dos pesquisados e os fast fowards, 15%. Outro dado interessante é que os maiores compradores no ambiente virtual estão na faixa de 33 a 42 anos. O levantamento mostrou que pessoas menores de 25 anos têm maior influência direta nas compras dentro de seus lares. 

NO GOSTO DOS BRASILEIROS
Comprar em lojas virtuais passou a ser um hábito do brasileiro. Com isso, há um setor fortalecido no Brasil, com lojas melhorando a experiência de navegação e criando oportunidades bastante atrativas. Do outro lado, temos consumidores mais confiantes e aproveitando as diversas vantagens da compra, como descontos e maior variedade de produtos, alerta Sergio Kligin, diretor comercial do TVxtender. 

Em relação ao dispositivo de acesso à internet, a maioria dos brasileiros ainda compra via desktop. Porém as compras a partir de algum dispositivo móvel, em média 10% das vendas, vêm crescendo. Assim, as empresas não podem mais perder tempo e devem investir em sites responsivos para garantir a melhor compra e manter o usuário cada vez mais engajado, explica Kligin. 
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