Que toda visita se torne venda
Atributos que atraiam mais a atenção são importantes na hora de engajar o cliente
27 Janeiro 2016  |  11:40h
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Anderson Gomes
Um site que recebe muitas visitas vende mais, ou quem vende mais recebe mais visita? Necessariamente, ambas as situações não são um padrão. Existem, hoje, no mercado muitas lojas virtuais que possuem muitas visitas, entretanto, a conversão é baixa. O que fazer, então? O call to action pode ser a solução. Segundo o consultor de vendas on-line e marketing digital, Anderson Gomes, com a estratégia é possível direcionar os internautas a realizarem uma ação que a empresa deseja. Ou, ainda, pode ajudá-los a tomar uma decisão de compra. "É esse mecanismo que incentivará o consumidor virtual a preencher um formulário para se cadastrar em alguma promoção, com a qual ele contribui também com a usabilidade do site, direcionando o usuário para efetuar a conversão e venda", explica.

Ou seja, essa estratégia pode fazer com que a quantidade de visitas seja tão importante quanto a venda. Pois, com ela, há a capacidade de gerar a "vontade" do cliente em comprar produtos ou serviços na página. "Call to actions são fundamentais para construção de base de leads, por meio de páginas ou barra de capturas de e-mail e telefone. Em páginas virtuais que trabalham com vendas, os botões para conversões devem sempre conter uma CTA", aconselha o executivo.

Como, então, a ferramenta pode ser utilizada da melhor forma para trazer bons resultados? O especialista explica que uma dica é ficar atento às cores, pois é uma estratégia que atrai a atenção dos clientes, aumentando sua curiosidade. Como a cor vermelha, que tem efeito marcante na percepção visual, tanto pelo aspecto físico, quanto na simbologia. "E é justamente pelo destaque que proporciona, deve ser utilizado com moderação. Geralmente, é utilizado para avisos e erros", conta. "Curiosidade sobre a cor vermelha: é a primeira cor que o olho enxerga pela manhã e a primeira que a criança consegue reconhecer." Assim, é importante combinar os tons, principalmente, com as tonalidades usadas no site. Optar sempre por uma cor sólida e forte, estimulando a reação que deseja no público.

Ainda que a cor seja um atributo importante, Gomes conta que outras questões são fundamentais. "Utilize CTAs nos blogs dos e-commerce dentro do conteúdo, isso pode ajudar a aumentar a base de leads e ou as vendas. E sempre linke a oferta com o assunto do conteúdo, use e abuse do Inbound Marketing", indica. Fazer testes é outra dica necessária para conseguir trazer os melhores desempenhos, uma vez que será possível perceber se há exageros e o risco de algo atrapalhar a percepção do cliente e até incomodá-lo. "Se um CTA for bem utilizado, juntamente com gatilhos mentais poderosos, ele pode também ajudar na construção de autoridade da marca", acrescenta Gomes. Porém, jamais se esqueça que o que for oferecido deve condizer com a promessa feita. "De nada adiantará dominar muito bem os CTAs e gatilhos mentais se a oferta do e-commerce não estiver alinhada à qualidade prometida ao consumidor", completa.
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