CTA, o caminho para a venda
Estratégia ajuda a aumentar conversão de compras, assim como diminuir rejeição no site
27 Janeiro 2016  |  17:55h
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Ailton Palmeira da Silva
A taxa de abandono do carrinho é um número que preocupa a todos que possuem um e-commerce. Ainda que seja inferior à quantidade de conversões, é um índice para estar atento, pois, por alguma razão, o cliente deixou de comprar na loja. Por isso, saber o que leva a desistência o quanto antes e tentar trazer soluções para essa questão é essencial não só para ter bons resultados, mas, inclusive, para conquistar e fidelizar o consumidor. Entre as estratégias que permitem ajudar a empresa nesse quesito está o call to action, recurso que permite chamar a atenção do público, guia-lo e fazê-lo realizar determinadas ações e até em converter mais vendas. "Quando utilizado corretamente, a estratégia proporciona melhor experiência de uso do site para o usuário, guiando-o com clareza para o objetivo da página", comenta Ailton Palmeira da Silva, gerente de criação da MadeiraMadeira. Em entrevista exclusiva à ClienteSA, ele conta mais sobre a ação, que possibilitou o aumento de vendas na página da sua empresa. 
 
ClienteSA: Em meio ao crescimento do e-commerce no Brasil, qual a importância de se trabalhar com call to action?
Silva: Call to action é um aliado importante para que os e-commerces se destaquem em meio à concorrência. Utilizar corretamente este recurso maximiza a conversão. Além de tornar o site mais eficiente, contribuindo para que os visitantes percorram o caminho necessário para cumprir os objetivos e garantindo uma melhor experiência de uso.
 
Como essa estratégia é capaz de aumentar a atração do cliente e converter em mais vendas?
Um CTA que consegue dar uma instrução clara fornece ao usuário o caminho certo para a conversão. Em nosso site, quando fizemos alguns testes de cor, tamanho e posicionamento do botão "Adicionar ao carrinho" na página de produto, tornando o CTA mais evidente e destacado, conseguimos aumentar a taxa de conversão.
 
Também é possível aumentar a fidelização e a base de clientes?
Sim. Esse é um recurso que pode ser utilizado de várias formas e não só com o objetivo de aumentar a conversão, mas também em formulários de captação de leads que visam aumentar a base de clientes como banners, e-mail marketing e páginas de conteúdo estimulando a interação do usuário, direcionando-os para áreas onde irão dar continuidade ao fluxo de acesso à informação.
 
Quais outros ganhos esse recurso traz?
Quando utilizado corretamente, a estratégia proporciona melhor experiência de uso do site para o usuário, guiando-o com clareza para o objetivo da página. Além do aumento de leads ou da conversão, o call to action também é responsável por diminuir a taxa de rejeição das páginas.
 
Quais as dicas para quem deseja implementar o CTA?
O principal cuidado para quem deseja implementar o CTA é deixá-lo bem evidente no layout. As cores escolhidas para o botão devem contrastar com as demais cores da página. O tamanho do botão e o posicionamento devem ser suficientes para que o usuário consiga enxergá-lo como o elemento mais importante. O texto também deve ser escolhido com cuidado, ele precisa deixar claro o caminho que o usuário irá percorrer ao clicar o botão ou até mesmo criar um senso de urgência ou apelo de escassez. Não use palavras difíceis e tenha certeza que deixou claro o que irá acontecer após a ação do clique. E a dica mais importante é testar! Crie testes A/B para identificar qual cor, texto e tamanho são mais eficientes em suas páginas.
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