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Pesquisa revela que 88% dos consumidores brasileiros buscam informações de produtos antes de comprar
25 Março 2020  |  10:22h
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Renan Hamann
A jornada de compra on-line vem crescendo de forma acelerada no Brasil. Até por conta da quarentena do Covid-19, a escolha dos consumidores por esse tipo de modalidade tem sido grande. Por esse motivo, a compreensão dos consumidores é tão importante. Tão fundamental como é a busca deles por informações dos produtos antes de decidir a compra. De acordo com levantamento realizado pela NZN Intelligence sobre a jornada de compra online no Brasil, 88% dos e-shoppers agem dessa forma.

O estudo avaliou também os fatores decisivos de compra e concluiu que "opinião de especialistas" surge como protagonista nessa lista. Informações e reviews de autoridades no assunto definem o sucesso ou não de vendas de determinado produto. Das mais de 2 mil pessoas que participaram do levantamento online, 51,8% afirmam que buscam por conteúdos e informações destes especialistas da área sobre os itens desejados antes de adquiri-los.

Segundo Renan Hamann, head de Brand Publishing na NZN, esse resultado é uma demonstração de amadurecimento do perfil do consumidor brasileiro. "Tendo cada vez mais fontes de informação, o comprador tem aprendido a procurar dados concretos e opiniões relevantes em detrimento da opção imediata por preço, pois sabe que o investimento seguro acaba se pagando em médio prazo."

No levantamento é possível verificar que o setor mais afetado com o consumo de conteúdos é o de eletrônicos, já que, 76,5% dos consumidores preferem comprar essa categoria de produtos no meio online. Conteúdos sobre smartphones, computadores e câmeras estão entre os mais buscados. Além disso, para 64,3% dos consumidores as especificações técnicas são informações essenciais na descrição do produto.

Com a vida corrida da atualidade, os consumidores buscam por praticidade e agilidade. Vídeos curtos explicativos estão entre os mais acessados. No estudo é possível analisar que 73,6% dos consumidores preferem assistir vídeos. Além disso, 47,9% buscam por informações nos canais da própria marca. Dessa forma, as empresas que mais oferecem conteúdos sobre os seus produtos e também sobre o universo de interesse do público passam a ser considerados especialistas no assunto, ganham maior relevância para o consumidor e saem na frente na decisão de compra.
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