Magalu cria plataforma digital
Pequenas empresas podem oferecer estoque e autônomos recebem comissão ao venderem produtos da rede e de sellers pelas redes sociais
31 Março 2020  |  13:19h
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Frederico Trajano
O Magalu lança o Parceiro Magalu, plataforma digital de vendas para ajudar micro e pequenos varejistas a manterem os negócios e profissionais autônomos a obterem renda durante o período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. "Nossa plataforma permitirá que milhões de brasileiros possam continuar a trabalhar, sem sair de casa e sem correr riscos. Digitalizar o varejo e os brasileiros faz parte da nossa estratégia de negócio e do nosso propósito como empresa - e ele nunca se mostrou tão necessário quanto nesses tempos que estamos vivendo", diz Frederico Trajano, CEO do Magalu. "Por isso, fizemos em cinco dias o que estava planejado para ser feito em cinco meses. Sabemos que podemos enfrentar instabilidades no sistema, mas achamos que era preciso correr o risco."

O Parceiro Magalu inclui duas plataformas digitais. Uma desenvolvida para novos cadastros de pessoas jurídicas, que operam como Microempreendedores Individuais (MEI), com faturamento anual de até R$ 81 mil, e no Simples, para empresas com receitas inferiores a 5 milhões de reais ao ano. E a outra para pessoas físicas.

Na plataforma para pessoas jurídicas, pequenos empresários e comerciantes podem, por meio de um aplicativo, oferecer seus estoques de produtos no site, no app e, no futuro, nas mais de 1 000 lojas físicas do Magalu. A entrega das mercadorias vendidas é feita por meio dos Correios, sem custo para o lojista. A plataforma gera a nota fiscal da venda e oferece ao comerciante dados a respeito das operações realizadas. A cada venda concretizada, o Parceiro Magalu pessoa jurídica pagará, até 31 de julho desse ano, uma taxa de 3,99%.

No caso das pessoas físicas, sobretudo trabalhadores informais e autônomos, a plataforma permite que todos os produtos oferecidos pela companhia sejam vendidos por meio de redes sociais individuais, como Facebook e Instagram e Whatsapp. A plataforma permite que essas pessoas criem a próprias lojas virtuais, sem custo algum. Para cada venda realizada por esses parceiros, o Magalu paga uma comissão que pode variar entre 1% e 12%, a depender do produto, da categoria a que ele pertence e do volume total vendido pelo parceiro. A partir de 50 reais acumulados em comissões, o parceiro está apto a receber o valor, que poderá ser depositado em uma conta bancária própria, em uma conta fácil, ou em uma conta digital, em até 34 dias. Após criar a loja no site parceiromagalu.com, o parceiro terá acesso ao catálogo da empresa, dos mais de 15 000 sellers do marketplace e dos pequenos empreendedores. Após o fim das restrições, ele também poderá fazer vendas de porta em porta, com pagamento no local, por meio de um aplicativo.
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