Consumidor de moda valoriza experiências
Apenas 23% dos millennials brasileiros acreditam que as lojas são centradas no cliente
13 Novembro 2019  |  14:19h
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Juliana Honda
Apesar do ato de comprar em uma loja ser um prazer para os brasileiros, as marcas de varejo de moda ainda não aproveitam todo o potencial que uma boa experiência do cliente pode trazer. Essa é uma das conclusões do relatório A Vantagem da Experiência - Brasil, realizado pela Kantar com marcas de varejo de moda com presença no país. O estudo entrevistou 2.785 consumidores de 10 marcas e constatou que os ambientes de varejo, on-line e off-line, são mais do que um local para comprar mercadorias, são onde as pessoas socializam, exploram, relaxam e se conectam. E os brasileiros valorizam as experiências, principalmente os jovens: 52% dos millennials preferem gastar em experiências do que em bens materiais.

No entanto, os clientes não estão satisfeitos com o atendimento na loja - apenas 23% dos consumidores brasileiros acreditam que as lojas das marcas que frequentam são centradas no cliente -, suspeitam de pagamento online e ainda desejam a gratificação instantânea de fazer compras offline. "Para aumentar o valor vitalício do consumidor, as marcas devem aumentar a fidelidade por meio de experiências emocionalmente envolventes, orientadas pela promessa da marca", afirma Juliana Honda, líder de CX da divisão Insights da Kantar Brasil. "Para além dos descontos, é preciso oferecer benefícios e experiências satisfatórias. As marcas de moda no Brasil precisam alcançar essa vantagem, já que que esses elementos vão se tornar cada vez mais importantes enquanto a economia cresce."

O estudo conclui ainda que as marcas que são centradas nos clientes trazem mais satisfação e vendas: aquelas com um atendimento rápido têm 3,6 vezes mais clientes satisfeitos e eles estão 2,4 vezes mais dispostos a comprar produtos adicionais. Elas também crescem mais. Segundo o estudo Mastering Momentum, também da Kantar, marcas que excedem altamente as expectativas dos consumidores em experiência crescem mais de 247%.

O relatório também lista alguns aprendizados que podem ajudar marcas a serem mais centradas em seus clientes:
1.    Comunique uma promessa diferenciada de marca;
2.    Inspire seus clientes por meio das redes sociais;
3.    Promova a inclusão, celebrando a diversidade;
4.    Crie emoções positivas durante a experiência dentro da loja;
5.    Desenvolva aqueles aspectos específicos da experiência da compra online.
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