O que ele precisa?
Uso de geomarketing na Goodyear permite identificar as necessidades dos clientes em cada região
15 Agosto 2013  |  12:22h
A - A +
Data:
Cidade:
Geovah Oliveira
Muitas empresas investem em uma ferramenta de análise de geomarketing para auxiliar desde a área estratégica, até o operacional. Na Goodyear Brasil, por exemplo, o principal trabalho é a gestão da rede de lojas e a oportunidade de expansão para os clientes, além de estudo de distribuição do potencial de vendas de acordo com a frota circulante e market share por região, segundo explica Geovah Oliveira, líder de inteligência da empresa. "Desde que implantamos a ferramenta de geomarketing na Goodyear, passamos a entender melhor nossos clientes e necessidades em diferentes regiões. Anteriormente, acreditávamos que tínhamos essas informações e sabíamos o que nossos clientes de cada local precisavam. Atualmente, agimos com mais certeza e propriedade, com foco direto no que eles, nossos consumidores e revendedores, precisam", conta.

Dentro disso, o executivo conta que o geomarketing facilita o entendimento em discussões internas e externas com os consumidores. "Como uma constante em nossa organização, há uma troca de informações com nossos clientes, buscando entender de onde para onde devemos migrar. Dessa forma, o geomarketing é um apoio para estas discussões e decisões", diz. Além disso, é possível traduzir dados de maneira amigável e de rápida compreensão, segundo Oliveira. "É uma maneira clara de se expor dados e construções de cenários, cruzamento de informações visualizadas em mapas temáticos", afirma. 

Com a análise geográfica para auxiliar nesse processo, a Goodyear alcançou resultados positivos, como uma melhor qualidade em serviços e produtos, visibilidade de mercado e maior acerto nas movimentações de lojas, além de ter um banco de dados mais completo, com mais informações para construção de cenários, segundo conta Oliveira.  "Além disso, estamos potencializando o uso da ferramenta como um pequeno portal de inteligência de mercado com analises pré-formatadas, facilitando acesso ao time de campo, por exemplo", conta. O executivo acrescenta que, hoje, há várias empresas especializadas que auxiliam a estruturar trabalhos com geomarketing e o trabalho delas é essencial. "Se faz fundamental para a implementação ter uma estrutura de TI de apoio, pois é importante lembrar que o trabalho mais árduo é a contrução das bases de dados. Essa é a principal etapa e o grande segredo do sucesso para ter benefícios com geomarketing", conclui Oliveira.
Fonte:
Tags:
Comentários

As opiniões expressas nos comentários são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião deste site. Comentários ofensivos ou que violem a legislação vigente serão suprimidos.


* seu e-mail não será publicado.

Enviar Comentário