Estratégias mais assertivas!
Definição de perfil de clientes com geomarketing beneficia ações de marketing direto
16 Agosto 2013  |  12:40h
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Pedro Figoli
O geomarketing é uma metodologia que permite que as empresas analisem o desempenho, o mercado, a concorrência, os clientes e detecta onde há carências de oportunidades de crescimento. Essa afirmação é de Pedro Figoli, CEO da Geofusion. Segundo o executivo, com a maior possibilidade de analisar dados e informações de mercado, é possível traçar estratégias de negócios mais assertivas. "A visualização espacial dos dados de uma base de clientes aliados a dados sociodemográficos permite a definição do perfil de clientes de cada região para criações de promoções regionais e ações de marketing direto de alta efetividade ou até mesmo ajustar o mix de produtos de uma loja para se adequar ao seu perfil do público", conta Figoli.

Um exemplo de plataforma de geomarketing é o OnMaps, oferecido pela Geofusion. "O principal objetivo é permitir a visualização espacial (em mapas) de dados e informações de mercado que geralmente estão em tabelas para permitir uma análise mais rápida e prática destes dados possibilitando que as empresas obtenham um conhecimento profundo do mercado e público que elas desejam atingir", explica o executivo. Além disso, a visualização dos dados e informações de mercado em mapas permite a análise de várias camadas de informação ao mesmo tempo, segundo Figoli. "Isso facilita a percepção da relação entre diversas variáveis, trazendo um aumento na eficácia da tomada de decisão das empresas, o que resulta em otimização de investimentos, redução de custos e aumento de vendas", afirma. 

Essas aplicações de geomarketing são indicadas para diversos setores da economia, como varejo, ensino, indústria, imobiliário, saúde, financeiro e o setor de franquias. "A plataforma é imprescindível para empresas que buscam um entendimento maior do mercado para uma expansão e gestão mais consciente de seus negócios por meio de estratégias mais assertivas que estejam baseadas em estudos e análises de mercado e não apenas no 'feeling' de seus executivos", diz. 

Segundo Figoli, o setor vem crescendo nos últimos anos e, hoje, é possível perceber que o uso de ferramentas de inteligência geográfica de mercado evoluiu e alcançou importância dentro da estratégia das empresas. "Embora ainda existam muitas empresas que não conhecem o Geomarketing nós podemos dizer que o cenário está mudando, e muito dessa popularização se deve as plataformas de geomarketing na web que facilitaram a entrada nas empresas, porque o usuário não precisa ser um especialista em geoprocessamento para poder utilizar e se beneficiar das vantagens que esta tecnologia/metodologia tem a oferecer", conlui Figoli.
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