Em busca da melhor experiência!
Além de oferecer bons preços, lojas físicas devem prezar pelo bom atendimento para conquistar cliente
4 Outubro 2013  |  09:05h
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Valéria Rodrigues
A facilidade de poder comparar preços e outras informações em tempo real é cada vez mais comum, e o cliente mais conectado ao mundo virtual, demanda novas posturas das empresas. Em um estudo realizado recentemente pela Officina Sophia Retail, entre 776 brasileiros que compraram eletrodomésticos ou eletroeletrônicos nos três meses anteriores, 47% declararam ter pesquisado preços e produtos durante a visita à loja física. Com esse cenário, o desafio do varejo físico é, além de garantir as melhores práticas em precificação, proporcionar uma experiência de compra prazerosa que faça com que o cliente opte pela compra na loja física, segundo Valéria Rodrigues, presidente da Officina Sophia Retail. "Atendimento diferenciado e ambiente de loja que proporcione a interação com os benefícios do produto, entre outras ações, estarão cada vez mais na pauta do varejo físico", diz.

Para isso, é importante investir em uma boa equipe de vendedores, que saibam incentivar a compra, informar sobre serviços adicionais não oferecidos pelo canal on-line e demonstrar expertise. "No ponto de venda físico o vendedor deve ter argumentos e estar preparado para enfrentar esta situação sem se limitar à convencional resposta de que as lojas virtuais têm preços mais baratos porque não têm que manter estrutura física'", declara Valéria.

As empresas que ainda não estão investindo no varejo on-line devem começar a considerar essa estratégia multicanal, alinhada ao posicionamento da marca, para se aproximar cada vez mais do cliente, segunda a presidente. "É importante marcar presença no ambiente virtual, pois este se torna mais um ponto de contato do cliente com a marca", afirma. Dentro disso, Valéria indica alguns pontos importantes que as lojas físicas devem considerar ao invistir em ações que proporcionem melhores experiências de compra para o cliente:

- Surpreenda: a surpresa pode estar em pequenos detalhes como, por exemplo, uma fragrância personalizada e até uma vitrine virtual;

- Acolha: o sentimento de acolhimento varia de acordo com o público-alvo e pode ser representado de diversas formas: pelo ambiente, pelo atendimento ou por serviços agregados; 

- Demonstre expertise: o consumidor precisa perceber que esta no lugar certo, através do atendimento e mix de produtos a loja deve ser reconhecida como a melhor loja para se comprar a categoria.

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