Novartis e RD testam entrega por drone
Com recurso, empresas esperam agilizar processo e facilitar acesso à áreas remotas do país
5 Dezembro 2019  |  16:20h
A - A +
Data:
Cidade:
Com o objetivo de ampliar e agilizar o acesso a medicamentos e contribuir para a logística na indústria farmacêutica, a Novartis, em parceria com a RD - RaiaDrogasil, realizou, no início de novembro, o teste de entrega de fármacos utilizando drones. "O uso de drones para entregas de medicamentos inaugura uma nova era para a logística de fármacos, uma vez que possibilita a ampliação do acesso em áreas remotas e mais agilidade no fornecimento, com possível redução de impacto ambiental e do tempo de entrega", explica Jorge Ryzwaniuk, head de Supply Chain da Novartis - Brasil.

O modelo de drone selecionado pelas duas companhias foi DJI Matrice 200 e o local escolhido foi a cidade de Embu das Artes (SP), onde ficam os centros de distribuição de medicamentos da Novartis e da RD - RaiaDrogasil. Após autorização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o voo ocorreu em área de mata, sem residentes, conforme a legislação atual. "Sabemos que o uso de drones para distribuição de medicamentos ainda não está regulado na legislação brasileira, mas entendemos que é uma inovação necessária e que poderá beneficiar milhares de moradores de áreas remotas do país", complementa Ryzwaniuk.

Após análise das condições climáticas, o drone percorreu uma distância de quase 2 km, a uma velocidade de 30 km/h em quase 5 minutos, tendo seu trajeto monitorado em tempo real, com alterações de rotas ou cancelamento da operação sendo possíveis de serem realizadas a qualquer momento, assegurando assim a segurança do teste. O teste, apesar de bem-sucedido, é ainda o primeiro passo. Um grupo de trabalho formado por profissionais da área jurídica e de supply da Novartis e por demais profissionais de empresas parceiras tem a missão de avaliar e propor possíveis ações que assegurem a viabilidade deste tipo de iniciativa em larga escala. 
Fonte:
Tags:
Comentários

As opiniões expressas nos comentários são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião deste site. Comentários ofensivos ou que violem a legislação vigente serão suprimidos.


* seu e-mail não será publicado.

Enviar Comentário