Uma campanha explicativa
Johnson & Johnson aposta em ação de cunho educativo para atrair novos consumidores
3 Maio 2013  |  12:19h
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Frederico Muzzi

O objetivo da campanha, acima de tudo é educar. Com essas palavras, Frederico Muzzi, gerente de produto da marca de lentes de contato Acuvue - da Johnson & Johnson, explica porque espera levar um dos troféus do 19 ° Prêmio Abemd. "Nossa expectativa é de vencer o prêmio na categoria que fomos inscritos e criar relevância para nossa campanha de informação e educação ao redor do tema", afirma.

ClienteSA- Com qual campanha a empresa está concorrendo? Você pode comentar um pouco sobre ela?
Muzzi:
Concorremos com a campanha digital "Curta as Chances de Ser Você" das lentes de contato corretivas Acuvue. Queríamos promover a marca, oferecer educação, informação e entretenimento para gerar leads qualificados para aumentar a intensidade do uso de lentes de contato, oferecendo conteúdos que ajudassem a rebater as barreiras de uso e motivar a experimentação.

Qual era o objetivo, como foi desenvolvido e quais foram os resultados desse case?
Tínhamos por objetivo oferecer educação, informação e entretenimento ao redor da categoria de lentes de contato. Tivemos em 6 meses de campanha 300 mil leads para o relacionamento. Essas pessoas foram expostas diariamente a uma grande quantidade de conteúdos educativos sobre os produtos Acuvue que, de forma orgânica chegaram a outras 750 mil pessoas. Nossa estratégia de gerar interesse com base em um conteúdo diferenciado de educação que já começou a dar resultados: 6.972 consumidoras aceitaram fazer o "teste real" do produto em um oftalmologista.

Qual o grande diferencial do case?
O fato de que quando os consumidores passam a usar lentes de contato, descobrem um potencial até então escondido atrás de sua armação de óculos. Sob o conceito: "Curta as Chances de Ser Você", nossa campanha convidava jovens do sexo feminino, entre 16 e 24 anos, que necessitam de algum tipo de correção visual, a curtir a marca no Facebook para descobrir tudo que podiam alcançar através das lentes de contato.Usamos o Facebook como destino de uma campanha mais abrangente para criar essa comunidade de consumidoras interessadas no assunto e iniciar um diálogo para motivar a experimentação.

Como você vê hoje o mercado de marketing direto?
Na era da revolução digital, o marketing direto tem o desafio de oferecer informação relevante e imediata para o consumidor. Um segundo de atenção está cada vez mais caro e a estratégia de como usar esse segundo do consumidor é o que vai garantir o sucesso e não mais só o valor do seu investimento.

A campanha
Para o case finalista foram criadas fanpages no Facebook com posts semanais de assuntos relacionados mais o aplicativo, "Descubra Acuvue" com 4 seções:
 
1-Mitos e Fatos: Jogo de cards que trabalhavam os principais mitos e fatos da categoria. O consumidor pode jogar e compartilhar em sua timeline a informação que achar mais interessante;
 
2-Vídeos: vídeos educativos sobre temas diversos ao redor de lentes de contato;
 
3-Escolha Sua Lente: Simulador que ajudava o consumidor a escolher a lente mais apropriada;
 
4-Quer Experimentar:Passo a passo para novos usuários para experimentar uma lente de contato,  incluindo um link onde ele pode localizar um oftalmologista próximo a sua região.

 

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