Impacto 360° no cliente
Sky aposta em integração e no mix de ferramentas de comunicação para ganhar relevância
3 Maio 2013  |  16:35h
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Vito Chiarella
Sem ter o prêmio como objetivo, mas reconhecendo sua importância para coroar o trabalho, a Sky chega com dois cases finalistas no 19° Prêmio Abemd, ambos na especialidade Digital. "Não trabalhamos visando uma premiação, mas entendemos que o prêmio pode coroar um projeto que inovou a forma de nos relacionarmos com o cliente e que trouxe resultados expressivos", destaca Vito Chiarella, vice-presidente de clientes da Sky, em entrevista exclusiva. Ele explica que o troféu confirma que a empresa está trilhando o caminho das melhores práticas na comunicação e relacionamento com o cliente.

No clima da premiação, que esse ano tem como tema as lutas de vale tudo, um dos cases finalistas da Sky é o do canal Combate. O objetivo da operadora com a ação era crescer a base do canal em relação à base em 2012 e fortalecer a marca como uma das maiores provedoras de conteúdo MMA. A estratégia foi criar um hotsite com a intenção de proporcionar uma experiência nova na compra do canal. "Ele foi estruturado para fazer com que o cliente navegue e interaja com os botões e os menus, deixando-o a vontade para assinar o canal ou simplesmente se informar." A partir dele, uma série de ferramentas de comunicação foi utilizada para gerar tráfego e aumentar as vendas diretas, on-line, e indireta, off-line, se valendo por uma comunicação 360º.

No meio on-line foram utilizados e-mails marketings, adcasts, full banners e banners expansíveis no site Sky. Além disso, houve o uso das redes sociais na divulgação do canal, como mote principal a grande relevância das lutas, principalmente quando envolvia os brasileiros. Já no off-line, as ferramentas usadas impactaram diretamente o cliente que assistia a TV. Foi utilizado o Barker Channel, ou Canal do Cliente, com uma peça artística, informando uma determinada luta ou evento de MMA, convidando a visita ao hotsite e incentivando a venda do canal. Assim ocorreu também com o guia interativo de canais e encarte na fatura. "O cliente foi impactado em todos os meios disponíveis dentro do ambiente Sky, a comunicação era realizada de forma integrada, garantindo o um alto impacto e criando uma atmosfera envolvente para o cliente apaixonado por MMA", explica o VP. Como resultado, a base do canal Combate cresceu em 54% e tivemos uma média de 52 mil visitas e 86 mil pageviews por mês no hotsite.

O outro case finalista é do Sky Connect, plataforma de fidelização nas redes sociais voltada para o filho do titular. "O Sky Connect surgiu com o objetivo de ampliar o relacionamento com os integrantes da casa do assinante, e assim conquistar mais um fã da marca no household, pois, até então, a comunicação era direcionada apenas ao titular da assinatura", conta. Ele revela que a operadora encontrou a oportunidade de atrair o adolescente ao explorar a programação Sky e todo o universo que o envolve, inserindo o negócio "core" da Sky em diferentes meios, para criar o vínculo do jovem com a marca, respeitando as particularidades de cada uma das principais redes sociais. Além da geração de conteúdo do interesse do público, a operadora estabeleceu um diálogo social diário com os fãs/seguidores.

Como resultado, a página do Sky Connect no Facebook possui hoje mais de 1.800.000 fãs, com alcance semanal médio de 500.000 pessoas e cerca de 200.000 falando sobre a marca na plataforma. Em posts de engajamento, alcançou cerca de 10 mil likes, mais de 17 mil comentários e 21 mil compartilhamentos. O perfil no Twitter possui atualmente 16.600 seguidores e, no Youtube, o Sky Connect, atingiu a marca de 1.750.000 views e 37.300 inscritos. "Além dos resultados quantitativos, observamos também grandes resultados qualitativos. Com uma estratégia de comunicação integrada, conseguimos fazer parte do dia a dia do adolescente e divulgar temas de seu interesse, explorando o que tem de melhor na programação para ele. Dessa forma, além de fidelizar o filho do assinante, conseguimos criar o vínculo do adolescente com a marca Sky, visando um futuro assinante", completa.
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