Relação de custo-benefício
Efetivo e barato, mobile marketing desponta como uma das melhores estratégias para as PMEs
10 Julho 2014  |  17:00h
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Larissa Brandão Soares
Estar mais próximo dos clientes foi o objetivo escolhido pela Morena Rosa para investir em uma ação de marketing. O fato de ser uma pequena e média empresa não impediu que ela procurasse por outras ferramentas de comunicação e divulgação de publicidades. Assim, a opção foi investir em ações mobile, pois unem dois benefícios importantes, a eficiência e custos baixos. "O mobile marketing traz a facilidade de contatar o consumidor final de uma forma mais efetiva e, em se tratando de empresa pequena, é um custo bem barato", afirma Larissa Brandão Soares, trending marketing da Morena Rosa.

Utilizando os serviços de mobile marketing há quatro meses, a empresa investiu nos serviços de SMS para se aproximar dos clientes, principalmente os finais, que vão à uma de suas lojas. "Hoje a gente tem vários clientes de multimarcas, que compram as peças da Morena Rosa e acabam revendendo. Mas também temos os consumidores finais, que vão a uma das seis das nossas lojas e a gente quer entender esse cliente final", explica Larissa. Como a empresa se encontra no setor de boutiques, que geralmente entram em contato com as compradoras para informar sobre novos catálogos, promoções e ações, a escolha do SMS foi justamente para haver um controle na mensagem a ser passada pelas clientes e, ainda, uma padronização no conteúdo a ser divulgado. "Antes, a gente não tinha um controle de como era conversado com a cliente, mesmo via SMS não tínhamos acesso ao conteúdo enviado e nem se havia erros. Através do mobile marketing, que é um processo profissional, temos certeza de que a mensagem chega ao consumidor". 

Além de saber o que está sendo passado, Larissa ainda ressalta que outro controle possível com este serviço é saber o retorno obtido com o SMS, em que é possível ter uma efetividade maior do conteúdo. Através da aceitação ou não do consumidor ao recebimento das mensagens, ela ressalta que a empresa consegue ter um controle de quem realmente está interessado em seu conteúdo. Ademais, através de um bando de dados, tem-se acesso sobre aquilo que já foi enviado e como foi aceito.  

Para que o projeto traga resultados positivos e um serviço de qualidade, foi preciso um período de preparo e de superação de obstáculos, como a criação de um CRM, com dados corretos dos clientes, cadastrados pelas vendedoras. "Esse foi um obstáculo, mas para um lado positivo, pois agora conseguimos entender como é importante ter os dados da cliente corretos e no sistema", conta Larissa. 

A partir de agora, o objetivo da Morena Rosa é fazer deste projeto cada vez mais efetivo. E o retorno já vem sendo sentido apenas pelo fato de diminuir a necessidade no investimento em propagandas mais caras. "Com o mobile marketing posso fazer isso e de forma mais efetiva. Essa experiência de conversar com o cliente é muito grande". Por mais que ainda esteja em fase de adaptação, a empresa já sabe que este serviço é de extrema importância para o desenvolvimento dela. "Já se tornou indispensável".
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