De igual para igual
Com mobile marketing, chances são as mesmas, independente do tamanho da empresa
11 Julho 2014  |  10:51h
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Fátima Bana
O mobile faz parte da vida das pessoas. Hoje já é comum, principalmente entre os heavy users, que muitas atividades sejam feitas por meio dos dispositivos móveis e estar presente nesses canais abre uma grande oportunidade às empresas. Um dos principais benefícios é que, independente do tamanho, todas possuem as mesmas chances de aproximação com o cliente. "Olhando por esse prisma, vemos que as pequenas e médias empresas competem de igual para igual com as grandes, pensando em busca mobile. Nada impede que o consumidor busque seu endereço, ou passe na porta do seu estabelecimento, e na hora faça uma busca no celular", afirma Fátima Bana, head e-commerce da Tam Viagens e mestre em comportamento digital do consumidor pela UCLA/USA.

Assim, um dos pontos importantes ressaltados pela especialista é que o investimento no mobile e no site devem caminhar juntos, uma vez que 60% das buscas começam pelo dispositivo móvel. "E se o site não responder no celular ou no tablet, talvez faça o consumidor ir buscar no concorrente." Por mais que possa parecer um processo simples, ainda mais com o desenvolvimento das ferramentas, este é um assunto ainda pouco explorado pelas PMEs. Engana-se quem considera que o motivo seja o custo para o investimento, que é cada vez mais reduzido, mas é, na verdade, a falta de conhecimento. 

O caminho, então, é avaliar o tráfego de dados e quais as informações que deverão estar disponíveis no site mobile. Fátima explica que neste caso, é importante que sejam divulgadas apenas as informações mais importantes, para que não haja problema no carregamento e navegabilidade. Além disso, é importante que a empresa tenha em mente que entrando no mundo mobile, ela estará mais próxima do seu cliente. "O mobile é muito mais pessoal e as pessoas gostam de se comunicar por lá, por isso pensar se existe a intenção da interação direta também é um ponto a se considerar", comenta. 

É por esta razão que estudar o perfil desse usuário também se faz necessária. Entender o comportamento do consumidor, qual o produto ou serviço que mais lhe agrada permitirá uma maior facilidade na elaboração de estratégias e permitirá que a comunicação seja feita de maneira mais direta e efetiva. Inclusive, o conhecimento desses dados também possibilitará uma noção se o investimento no mobile marketing é válido. "Verifique de onde vem o tráfego da sua página, o quanto relevante seria para o seu negócio ter um site mobile ou ainda um aplicativo. Mantenha sempre no seu radar os resultados desse investimento. Esse modelo de negócio ainda funciona como satélite para seu site web e não estar nesse negócio pode influenciar negativamente sua relação com consumidor" complementa Bana.

Mais do que um auxílio para contato e conhecimento do cliente, o mobile marketing ainda pode se tornar uma ferramenta para aumento de vendas e exposição. "O mobile é o maior representante da hipersegmentação e ele potencializa os resultados como anunciantes", conta a especialista. Ou seja, por mais que sejam pequenas ou médias, as empresas são capazes de criar impacto igual às grandes competidoras, conquistando o mesmo mercado e quem sabe criando oportunidades, ainda, de crescimento. Basta investir e ter conhecimento desse novo caminho.
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