A revolução digital em seguros
Em entrevista, presidente da Liberty fala sobre a recém-lançada plataforma Meu Momento de Vida
7 Outubro 2020  |  15:17h
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Carlos Magnarelli
Focada em inovação e atenta às mudanças de comportamento do cliente, a Liberty Seguros acaba de lançar o Meu Momento de Vida, plataforma 100% digital para cotação e contratação de seguro de vida. A novidade irá funcionar como um marketplace pessoal, onde cada corretor poderá ter sua página personalizada para ofertar aos clientes. Com o objetivo de acabar com as burocracias, tanto para contratante, quanto para corretores, a plataforma foi desenvolvida para que os clientes tenham facilidade para entender o que realmente precisam em um seguro de vida. "Unimos forças com nossos parceiros e trabalhamos juntos na co-criação de uma plataforma 100% digital para atender às demandas dos consumidores no segmento de Vida e que traga mais facilidade e oportunidades de negócio para os corretores", destaca Carlos Magnarelli, presidente da Liberty Seguros, em entrevista exclusiva ao portal ClienteSA.

De acordo com o executivo, um dos principais objetivos da Liberty Seguros é se tornar uma das principais seguradoras atuantes no segmento de seguros de Vida, por isso, ela tem buscado compreender quais as preferências dos consumidores do nicho, com o intuito de desenvolver soluções que atendam todas as demandas e necessidades desse público. "Foi a partir de uma extensa análise com clientes e corretores que decidimos desenvolver a plataforma." Ele cita o fato de que 37% dos consumidores pesquisados gostariam de um produto personalizado às necessidades, enquanto 65% deles desejavam que ao menos uma etapa do processo de compra do seguro de vida fosse digitalizado.

Com base nisso, por exemplo, para indicar o capital necessário, a plataforma possui uma ferramenta de recomendação, baseada em três variáveis: educação dos filhos, reposição de renda e patrimônio. Além disso, é possível personalizar todos os valores de coberturas de acordo com a necessidade. Com todas as opções escolhidas, o segurado responde um questionário direto na plataforma, dispensando a tradicional entrevista telefônica realizada para a contratação do seguro. Os pagamentos e a assinatura eletrônica também podem ser realizados diretamente na ferramenta e a apólice é enviada ao segurado em até 1 dia útil.

Magnarelli acrescenta ainda que a plataforma não traz benefícios apenas para os clientes. Cada corretor tem o link próprio no Meu Momento de Vida, para compartilhar com possíveis clientes e indicar a plataforma - como uma espécie de loja virtual de seguros de vida. "A partir disso, a comissão das vendas  realizadas por meio do link indicado pelo corretor, será revertido para o profissional correspondente." Na entrevista exclusiva, o presidente da Liberty Seguros detalha ainda mais todo o processo de construção da plataforma e apresenta a visão da empresa sobre transformação digital.

ClienteSA - Como identificaram essa oportunidade?
Magnarelli: Realizamos uma pesquisa que abordou diversas frentes da relação que as pessoas têm com o seguro de Vida e englobou desde fatores que influenciam no momento de contratar um serviço do segmento aos atributos mais valorizados nos produtos. A pesquisa foi feita com uma amostra de 2 mil pessoas - entre elas clientes, não-clientes e corretores. No final, foi revelado que os entrevistados estavam mais propensos a comprar esse tipo de seguro em momentos de mudanças em suas vidas. Dentre as pessoas que ainda não tinham um seguro de Vida, 35% afirmou que ter filhos seria um fator relevante para a contratação do produto e outros 15% disseram que contratariam uma apólice por preocupação com o bem-estar do cônjuge, como no caso de um casamento, por exemplo. Além disso, 37% dos consumidores pesquisados gostaria de um produto personalizado às necessidades, enquanto 65% deles desejavam que ao menos uma etapa do processo de compra do seguro de vida fosse digitalizado. Também levamos esse tema para o nosso Conselho de Corretores, programa da companhia que reúne os parceiros com as nossas lideranças para discutir tendências do setor e pensar em novas soluções de seguros. Nos encontros, eles nos destacaram a crescente expectativa por plataformas e ferramentas digitais que agilizassem o dia a dia dos clientes e deles próprios. 
A partir disso, unimos forças com os parceiros e trabalhamos juntos na co-criação de uma plataforma 100% digital para atender às demandas dos consumidores no segmento de Vida e que traga mais facilidade e oportunidades de negócio para os corretores. O projeto piloto veio do nosso laboratório de inovação, Solaria Labs, em Singapura, e posteriormente foi totalmente adaptado para atender a realidade brasileira.

O avanço digital que a pandemia de certa forma acelerou o lançamento?
De certa forma, sim. Entretanto, a pandemia de Covid-19 provou que estamos no caminho certo e deixou claro que oferecer soluções digitais não é mais apenas uma opção, mas sim um fator essencial para a sustentabilidade das empresas diante de um cenário que já vinha se desenhando e apenas se consolidou durante a pandemia. Ter uma forte presença no digital é uma das prioridades para Liberty, por isso, a companhia tem uma grande experiência lançando iniciativas nesse sentido, como nossas ferramentas de autosserviços para os clientes, welcome kit digital e plataformas de treinamento para corretores, entre tantas outras.

Há uma percepção de mudança de perfil dos clientes? Como a plataforma se encaixa nisso?
Nos últimos anos, a Liberty Seguros percebeu uma maior conscientização dos brasileiros em relação ao planejamento financeiro. Nunca se falou tanto em investimentos e segurança financeira e o seguro de vida também faz parte desse assunto e da preocupação cada vez maior com o futuro das famílias. Em 2018, foi a primeira vez que o setor de seguro de vida ultrapassou o de seguro auto e isso demonstra uma mudança nos hábitos dos consumidores.  O Meu Momento de Vida foi desenvolvida para ajudar ainda mais na quebra de barreiras entre o consumidor e sua segurança financeira, reforçando a importância do seguro de Vida como um investimento estratégico e não mais um gasto em seu orçamento. O lançamento da plataforma torna as informações sobre seguro de vida mais claras para o consumidor, o que acaba gerando maior valor sobre o produto. Com a plataforma, por exemplo, os usuários podem obter o valor do seguro necessário para garantir a educação de seus filhos, em caso de ausência dos pais. Outras funções importantes são a descrição transparente de todas as coberturas oferecidas no seguro e a liberdade de excluir o que julga não ser necessário em sua apólice - tudo isso de forma totalmente online. 

A plataforma traz várias opções de personalização. Como vocês enxergam essa questão?
Atualmente, é visível o aumento da preferência dos consumidores por soluções personalizadas. No Meu Momento de Vida, nosso objetivo é facilitar a compra e venda do seguro de Vida, tanto para clientes quanto corretores, viabilizando o processo de contratação do produto de forma didática, ágil e customizável. Também queremos mostrar que o cliente tem total autonomia para escolher e decidir o que acha ou não necessário na cobertura contratada para, então, contratar estritamente o que seja condizente com sua necessidade e que faça sentido para seu contexto de vida. Além disso, a plataforma também permite que o cliente altere de forma ágil seu seguro e as coberturas incluídas sempre que precisar. O objetivo é oferecer ao cliente um seguro que esteja sempre de acordo com o seu atual momento de vida.

O que apontaria como grande diferencial para os clientes?
De forma geral, o Meu Momento de Vida conta com diversas funcionalidades que se destacam como diferenciais, entre elas: a personalização e contratação 100% digitais e a acessibilidade e a facilidade de compreensão, graças à comunicação didática da plataforma. A partir de uma linguagem simples e uma abordagem consultiva, a plataforma foi desenvolvida para que os clientes tenham maior facilidade em entender o que realmente necessitam em um seguro de vida. Na segunda etapa do processo de cotação, de indicação do capital necessário, por exemplo, o cliente conta com uma ferramenta de recomendação baseada em três variáveis: educação dos filhos, reposição de renda e valor do seu patrimônio. Outro ponto importante é que os clientes podem personalizar todos os valores de coberturas de acordo com sua necessidade. Há também textos explicativos sobre cada cobertura para que o cliente entenda exatamente o que está contratando. Com todas as opções escolhidas, o segurado responde um questionário completo na plataforma, dispensando a tradicional entrevista telefônica realizada para a contratação do seguro. Os pagamentos e a assinatura eletrônica também podem ser realizados diretamente na ferramenta e a apólice é enviada ao segurado em até 1 dia útil.

Como vê essa transformação digital? E de que forma estão se posicionando nesse sentido? 
Para nós, a presença no digital é uma grande aliada da geração de valor com os nossos clientes e corretores e mostra que mesmo os processos mais tradicionais e burocráticos podem ser transformados e simplificados. A Liberty está sempre muito próxima de todos os seus públicos e acredita na co-criação como uma forma de sempre entregar exatamente aquilo que as pessoas buscam, necessitam e desejam. A UX é uma premissa indispensável para a Liberty, por isso a companhia se empenha em desenvolver soluções acessíveis e fornecer um atendimento ágil e acolhedor para que o cliente tenha uma experiência cada vez melhor.
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